9 de Novembro, Dia do Nacional Clubes , instituído pela Lei nº 12.333/10

Os Primeiros Clubes Brasileiros

A vinda de imigrantes europeus, já nas primeiras décadas do século 19, trouxe novos costumes e práticas culturais para o Brasil. A fundação da Sociedade Germânia em 21 de agosto de 1821 inaugurou no cenário urbano carioca uma nova forma de agremiação. Um grupo de homens, na maioria negociantes solteiros de várias origens, como prussianos, austríacos, holandeses, belgas, suíços e dinamarqueses organizou a Sociedade Germânia, um espaço onde suas práticas sociais e recreativas pudessem ser formalizadas.

Em 1855 imigrantes alemães criaram em Porto Alegre/RS outra Sociedade Germânica, esta denominada “Gesellschaft Germânia”, considerada a primeira associação recreativa do Rio Grande do Sul.

O Tabajara Tênis Clube surgiu em Blumenau/SC em 1859 com nome de “Schützengesellschaft Blumenauer”, que significa: “Sociedade de Atiradores de Blumenau”, tendo sido o primeiro Clube de Tiro do Estado de Santa Catarina Já o Clube Concórdia, de Campinas/SP, foi criado em 1870 por um grupo de jovens de origem alemã interessado em uma sociedade onde pudessem, além de exercer a prática esportiva e social, divulgar e cultivar o canto e a literatura.
Em 1885 surgiu a Sociedade Ginástica de São Leopoldo/RS e, em 13 de maio de 1888, foi a vez do São Paulo Athletic Club, organizado por britânicos, alguns engenheiros da recém-construída empresa ferroviária São Paulo Railway, e comerciários da cidade.

Carinhosamente apelidado de SPAC, hoje Clube Atlético São Paulo, é considerado o Clube mais antigo da cidade de São Paulo

No Rio Grande do Sul

Instituída no dia 23 de junho de 1855, a Sociedade Germânia, denominada “Gesellschaft Germânia”, é considerada a primeira associação recreativa do Rio Grande do Sul. Sua criação deve-se a imigrantes alemães radicados em Porto Alegre, que foram responsáveis pela construção de uma das mais imponentes edificações da época, a sede localizada na Rua Doutor Flores. Ao longo de seus mais de 160 anos enfrentou com garra inúmeras situações adversas, entre estas a I e II Guerra Mundial. Recepcionou com maestria grandes nomes do cenário brasileiro e internacional, como imperadores e presidentes.

Atualmente, segue fazendo parte do hall das sociedades recreativas mais importantes do Estado, mantendo a contínua missão de levar momentos de qualidade e bom gosto aos seus associados e à sociedade gaúcha. A Sociedade Germânia está localizada em uma área privilegiada do bairro Moinhos de Vento, na Avenida Independência, 1299, com segurança, estacionamento privado e toda a comodidade que o associado merece.

Fonte: Revista Campo&Cidade, Site Sociedade Germânia, Fotos Antigas RGS