Fundado em 25 de novembro de 2003

SINDICLUBES RS

17 ANOS DE FUNDAÇÃO

Fundado em 25 de novembro de 2003, o sindiclubes RS tem como finalidade coordenar, colaborar administrativa e financeiramente, proteger , representar  e prestar serviços jurídicos à categoria dos clubes sociais e recreativos no RS, de acordo com a certidão do ministério do trabalho - secretaria de relações do trabalho - expedida em 20 de dezembro de 2016, sendo o único e exclusivo representante dos clubes sociais e recreativos do estado do RS, incluindo-se em tal representação as entidades que desenvolvem atividades esportivas que objetivam fomentar o convívio associativo da entidade, sem conotação profissional. sendo assim, há três anos prestando serviços aos clubes sociais e recreativos do estado.

clubes  fundadores do sindiclubes rs: Associação Leopoldina Juvenil, Porto  Alegre Country Club, Sociedade Gondoleiros, Clube Recreativo Dores, Clube Farrapos, Sociedade Ginástica Navegantes São João, Caixeiros Viajantes, Sociedade Amigos de Tramandaí, Clube do Comércio de Porto Alegre, Sociedade Amigos de Capão da Canoa, Lindóia Tênis Clube, Clube Comercial Sarandi, Teresópolis Tênis Clube, Partenon Tênis Clube, Petrópole Tênis Clube, Sociedade de Ginástica Porto Alegre - Sogipa, Clube Juvenil, Cantegril Clube, Grêmio Náutico Gaúcho, Grêmio Náutico União e Círculo Militar de Porto Alegre.

Anterior à fundação do sindiclubes RS a entidade sindical, representativa, da categoria patronal, era o Secraso.

Luiz Carlos Salatino foi o primeiro presidente do sindiclubes RS, sendo sucedido por Luiz Cleber Martins e Nelson João Heck, atualmente o sindiclubes RS é presidido por Francisco Voght.