200 ANOS DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ

Grêmio Atiradores Novo Hamburgo através da Presidente Sabrina Wildner e da Vice Presidente Cultural Cássia Peteffi lançam a logomarca em homenagem aos 200 anos da Imigração alemã e resgata Shützenverein Von New Hambug, como o clube era chamado em sua fundação em 1892 .

De natureza alegre e comunicativa, o povo alemão gosta da vida social recreativa, com música, dança, canto sempre regada a sua culinária e boa cerveja. Ao final do século IX as sociedades de tiro ao alvo expandiam-se pelo sul do Brasil em quase todas a vilas e cidades, pois no primeiro decênio, os imigrantes haviam tido apenas preocupações materiais “assegurar a sobrevivência biológica”. Porém ao final do século IX o panorama social do Brasil passa a ter grande relevância, onde uma civilização urbana substitui a rural e a industrialização chega, acompanhada com a abolição da escravatura, queda do império e constituição da república. Neste período também começam a aparecer as sociedades e em Novo Hamburgo a primeira é a ainda hoje GESANGVEREIN “FROHSIN” Sociedade Aliança fundada em 04/05/1888.

Aos 18/07/1892, sete imigrantes alemães reunidos na casa do Sr Johann Strattmann, fundaram a 1ª Sociedade de tiro de Novo Hamburgo á SCHÜTZENVEREIN VON NEU HAMBURGO, Hoje Grêmio Atiradores Novo Hamburgo, entre as decisões estabelecidas que fossem inicialmente aceitos 50 sócios-homens, casados e futuramente admitiriam também solteiros.

Nos anos de 1922/1923 conta a historia que o então SCHÜTZENVEREIN VON NEU HAMBURGO contava com entorno 143 sócios e a então Novo Hamburgo 2000 almas.

1ª Diretoria – 1892 – 1893
Presidente Luiz Bender