Cerimonial e Protocolo
Cerimonial é um conjunto de formalidades que determina a sequência dos acontecimentos em um evento. Protocolo é o conjunto das normas para conduzir o evento, ou seja, é a legislação que coordena o cerimonial.
“O cerimonial cria o quadro e a atmosfera nos quais as relações pacíficas dos Estados soberanos devem realizar-se. O protocolo codifica as regras que regem o cerimonial e cujo objeto é dar a cada um dos participantes as prerrogativas, os privilégios e a imunidade a que têm direito”. (BETTEGA)
No Brasil o Cerimonial é regido pelo Decreto 70.274/72, que é o regulamento onde nos embasamos a respeito das normas no cerimonial.
A Importância do Cerimonialista
O cerimonialista é a pessoa responsável em apresentar e dirigir um evento, mantendo o assunto dentro da pauta. O mestre de cerimônias deve ter o domínio das regras e normas que regem as solenidades.
Decoração e Organização do Evento
A decoração de um local para a realização de uma solenidade pública deve ser sempre discreta. O ideal é sempre valorizar a simplicidade e evitar qualquer exagero.
Ordem de Precedência
Quando chega a hora de citarmos as autoridades oficiais ou civis presentes numa cerimônia, costuma haver uma pergunta clássica: quem eu cito primeiro?
Pois bem, para solucionar essas dúvidas de protocolo, existe algo denominado “ordem de precedência”, que no Brasil é regulamentada pelo Decreto Presidencial número 70.274, de 9 de Março de 1972.
Essa ordem nada mais é do que uma hierarquia de autoridades utilizada em eventos oficiais, cuja lógica também pode ser aplicada em eventos com autoridades civis.
Mas vamos nos ater à ordem de precedência em eventos oficiais: ao iniciar o evento, logo após uma breve saudação a todos os convidados presentes e a leitura do texto que apresenta o motivo da realização do evento, o mestre de cerimônias vai ler o vocativo do evento, ou seja, vai convidar determinadas autoridades para comporem a mesa diretiva (ou “mesa de honra) e depois vai citar as demais autoridades presentes no auditório, de acordo com essa ordem de precedência.
Veja bem: o mestre de cerimônias não vai citar os nomes de todos os convidados presentes no evento, vai citar apenas as autoridades principais, finalizando com um “Senhoras e Senhores presentes” para se referir a quem não foi citado como autoridade.
Já em relação à ordem de citação de autoridades civis presentes, utilizamos a mesma lógica: citamos primeiro as de maior hierarquia (presidente da empresa, diretores, gerentes…) e por último as de menor grau (coordenadores, funcionários homenageados…).
Lembre-se ainda que a ordem das falas (ou discursos) é inversa à ordem de precedência do vocativo inicial: primeiro fala a autoridade de menor hierarquia e por último a autoridade de maior grau, seja num evento oficial ou civil.